Por mais que pareça simples, ORGANIZAR não é Fácil.
ORGANIZAR depende muito mais de minha persistência em transformar o espaço ao meu redor e meus maus hábitos em bons, do que simplesmente um querer, um desejar ou até mesmo uma ação momentânea de ORGANIZAR. Costumamos dizer que: o difícil não é ORGANIZAR e sim, manter-se organizado.
Aqui vão algumas dicas para que você comece a transformar o seu ambiente em um lugar organizado e tranquilo para trabalhar:
Organize, sempre que possível, sua mesa de trabalho, mantendo sobre ela apenas o que é necessário para o desenvolvimento das atividades naquele momento.
Retire todo o excesso de utensílios como: mais de uma caneta, lápis ou folhinhas de mesa. Documentos já utilizados devem estar arquivados/guardados em seus devidos lugares.
Guarde documentos a pagar e a receber por ordem cronológica, separando-os mensalmente, semanalmente e, se possível diariamente.
Atenda sempre o telefone, por mais que esteja ocupado. Resolver problemas assim que vão surgindo, evita o stress psicológico e a desorganização da agenda de compromissos.
Nunca esqueça a regra básica do profissional organizado: A organização deve ser contínua e constante e, não apenas em momentos ociosos.
Interromper trabalhos antes do término, para dar início a outro (salvo quando necessário) é uma ameaça constante à organização. Sempre termine o que começou.
Zelar pela organização do ambiente é mais do que um dever, é uma obrigação.
Armazene suas pastas e livros sempre por ordem alfabética. Quando necessário faça a subdivisão em arquivos. Coloque sempre aqueles que serão utilizados mais frequentemente em fácil acesso.
Recoloque tudo que você pegou, da mesma forma como encontrou e se possível, sempre logo após ter utilizado.